Ir à praia reduz o estresse e melhora a saúde mental

Ir à praia reduz o estresse e melhora a saúde mental

Quem não gosta de uma praia? Ondas, vento, barulho constante do mar. São sons agradáveis. E de algum modo, isso causa sensação de relaxamento no nosso cérebro. A ciência diz, que ocorre de fato uma mudança, que nos deixa mais relaxados e energizados. Atribuíram a esse efeito, a combinação de cheios e som do mar, que veremos adiante. E o batizaram de “blue space” (espaço azul, traduzindo para o português).

Além disso, você já deve ter percebido que gastar um tempo ao ar livre pode fazer muito bem para a nossa saúde física e mental. Mas afinal, existem realmente benefícios que o mar traz ao nosso corpo?

Ir à praia: momento de paz para o corpo e a alma

Pensando nisso, nós, do Beach Hotel Cambury, listamos alguns benefícios reais que o mar e a praia podem oferecer.

Equilíbrio emocional

Aquela sensação de paz que sentimos na praia é o resultado de alterações moleculares em nossos corpos. De acordo com algumas pesquisas, as ondas do oceano produzem íons negativos que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio e equilibram os níveis de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e auxiliando contra depressão e ansiedade.

Menos estresse

Em suma, alguns ruídos, como o trânsito, de obras ou motor do avião podem favorecer a liberação de um hormônio chamado cortisol. Quando liberado em alto nível, pode causar estresse e outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e úlceras.

Dessa forma, o barulho do mar traz memórias profundas, sentimentos de relaxamento e de segurança, funcionando como um calmante para pessoas que sofrem de estresse.

Autorreflexão

Primordialmente, ir a praia ativa a área do cérebro chamada córtex pré-frontal, que  associa-se à autorreflexão. Assim, quando ouvimos o barulhinho do mar, ela ativa-se instantaneamente!

Paz de espírito

Na agitação das grandes cidades, o nosso corpo se acostuma a ficar sempre em posição de alerta, na defensiva, atento aos perigos à volta. Contudo, quando estamos em uma praia isso muda! É como se estivéssemos livres,  e isso nos traz sentimento de segurança e paz de espírito.

Caminhada na praia: sensação extrema de relaxamento

Aliado a todas as opções benéficas acima, você sabia que nosso corpo consegue captar mais benefícios por meio de terminações nervosas na sola dos pés?

Sim. Em síntese, ao pisar na areia descalça, alguns pontos de acupuntura são estimulados, que ajudam a carregar a nossa energia. Você sabe porque? Por ser rica em  magnésio e em outras substâncias benéficas ao nosso corpo, a areia e a água do mar aliviam a tensão das articulações e dos músculos. Como consequência, os níveis de estresse e ansiedade diminuem.

Estudo relacionados

Lora Fleming, epidemiologista da Exeter University, na Inglaterra, desenvolveu um estudo sobre o assunto.

Assim, segundo ela, o mar nos causa bem estar físico e emocional devido a combinação de cheiros, sons e a cor azul estonteante do mar. Todos esses fatores têm impacto altamente positivo em nosso cérebro.

Além disso, segundo ela, não é de hoje que o assunto ganha destaque. Apesar dos estudos serem recentes, antigamente, mais precisamente no século XVIII, médicos prescreviam  viagens para “hospitais de banho”, que ficavam localizados próximos aos oceanos, e tratavam pacientes com a água do mar. Genial né?

Como resultado, percebeste a importância que o mar tem em nossas vidas? E que tal aliar essas sensações boas, com a hospedagem em um hotel à beira-mar. Seria perfeito, não?! 

Por que se hospedar no Beach Hotel Cambury

O Beach Hotel Cambury, localizado no litoral norte de São Paulo, mais especificamente , na praia de Cambury, possui uma atmosfera aconchegante e charmosa, proporcionando o equilíbrio perfeito entre a natureza intimista e o mar.

O acesso do hotel para a praia é feito por uma ponte exclusiva para os hóspedes e ele ainda conta com outros diferenciais capazes de conquistar os hóspedes mais exigentes, como a piscina externa climatizada com hidromassagem (dividida em área adulto e infantil), piscina aquecida coberta (com cascata e hidromassagem), sauna e salão de jogos. 

Outro ponto alto do Beach Hotel Cambury é a gastronomia. No restaurante Pintor Dalí, o dia começa com um farto bufê de café da manhã com pães, bolos, frutas, queijos, frios e geléias.

Além disso, o cardápio do restaurante deste hotel com sauna em Cambury oferece saladas, massas, carnes, pescados, frutos do mar e outras delícias. Além de petiscos, sanduíches e pratos infantis, que podem ser saboreados no próprio restaurante, no bar da piscina ou no apartamento.

Por fim, se o hóspede optar em não sair do quarto para fazer as refeições, ele poderá acionar o room service e fazer os pedidos. Dessa forma, no cardápio completo estão saladas, pratos principais, sanduíches, pratos infantis e petiscos. Tudo preparado na hora e servido no apartamento.

Definitivamente, não perca a oportunidade de se hospedar em um hotel da rede Beach Hotéis! Portanto, entre em contato conosco e faça já a sua reserva!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba informações sobre nossos pacotes e promoções.



    SIGA NOSSA FANPAGE

    VEJA NOSSA AVALIAÇÃO

    • Trip Advisor